jQuery – Um novo jeito de escrever JavaScript – atualizado


jQuery é uma biblioteca JavaScript rápida e pequena, que simplifica a forma que você navega pelos elementos dos documentos HTML, manipula eventos, executa animações e adiciona interações Ajax as suas páginas web.

O site do projeto é rico de recursos, com documentação, plugins, tutoriais, lista de discussão e fórum, há vários exemplos que podem ser testados direto no site, chamados "Live Examples".

Quando penso em jQuery, as principais utilidades que imagino são interações Ajax e atualização dinâmica do conteúdo das páginas, mas ele tem muitos outros recursos e vários deles visualmente ricos, como o seguinte que simula a aparência e comportamento do Dock do Mac OS X.

http://www.detacheddesigns.com/blog/samples/dock/

image 

Com jQuery o código JavaScript fica bem legivel, a forma que ele expõe os elementos de um documento HTML é simples e tornam a programação web mais agradável e produtiva.

 

Atualização

Alguns colegas me procuraram com dúvidas sobre o jQuery e JavaScript, na verdade para muitos desenvolvedores desktop, o conceito de linguagem script não é muito claro, por isto eu escrevi o artigo Entendendo Scripting para dar uma idéia simples, enquanto preparo um mais completo.

Quanto ao jQuery, lendo com mais atenção os recursos abaixo e uma definição que achei muito clara para quem está iniciando no jQuery está no artigo "Redescobrindo o JavaScript com jQuery Breve introdução", leitura mais que recomendada para quem esta iniciando.

 

Referências

Links úteis

Artigos em Português