Diretório WinSxS – Windows XP, Vista e Server 2003/2008


A pasta "%windir%\winsxs", é a solução da Microsoft para o problema de conflito das DLL’s, onde WinSxS significa Windows Side-by-Side.

O conteúdo desta pasta é adicionado automaticamente pelo Windows durante a instalação de programas, e mesmo quando um programa é desinstalado ele pode não ser removido, sendo talvez removido nas tarefas de coleta de lixo feitas pelo sistema operacional.

No Windows Vista esta pasta tem uma proteção mais forte que no Windows XP e 2003. A permissão de manutenção deste diretório pertence ao usuário/grupo com SID "Trusted Installer", o mesmo utilizado para gerenciar o serviço "TrustedInstaller", desta forma nem mesmo usuários administradores tem permissão de remover/modificar arquivos contidos em %windir%\winsxs.

Os subdiretórios tem nomes estranhos, alguns repetidos que diferem somente pela versão, estes nomes são criados seguindo regras definidas para o WinSxS. Cada componente de sistema tem um identificador único e cada vez que um componente compartilhado de versão diferente é identificado durante a instalação de um programa, ele é armazenado em uma pasta diferente, podendo desta forma manter versões diferentes dos mesmos componentes lado-a-lado.

No Windows Vista, os arquivos da pastas %windir%\system32 são "hard links" para os arquivos reais que estão na pasta %windir%\winsxs.

 

Atenção

Quando for instalar o Windows Vista, reserve bastante espaço para o Drive C, pois o WinSxS vai se encarregar de logo ocupar muito espaço, nas minhas instalações do Vista eu sempre criei uma partição de 40GB para o drive C, mas já estou achando que é pouco, a próxima vez que precisar instalar o Vista provavelmente a partição C terá 60GB.

 

Referências