Delphi 2010 DBX com SQL Server 2008 3


Há alguns dias eu postei o artigo Configurando DBX para acessar o MS SQL Server 2000 e 2005 no Delphi 2010, hoje o Bob Swart postou em seu blog o artigo Delphi/C++Builder 2010 DBX4 and SQL Native Client sobre o mesmo assunto com um complemento explicando a solução para o erro:

“DBX Error: Driver could not be properly initialized. Client library may be missing, not installed properly, or of the wrong version.”

A solução para este erro é bem clara lendo esta mensagem, se você pretende se conectar ao SQL Server 2008, precisa instalar o cliente para 2008.

No site da Microsoft você encontra o download do cliente nativo para SQL Server 2008:


Visão Geral

O Feature Pack é uma coleção de pacotes de instalação autônoma que agregam valor ao SQL Server 2008. Ele inclui as últimas versões de:

  • Componentes redistribuíveis para SQL Server 2008.
  • Provedores complementares para SQL Server 2008.
  • Componentes de compatibilidade com versões anteriores para SQL Server 2008.


Pré-requisitos

Sistemas Operacionais com Suporte:

  • Windows Server 2003 Service Pack 2;
  • Windows Server 2008;
  • Windows Vista Service Pack 1;
  • Windows XP Service Pack 3;
  • Windows 7 Service Pack 1.


Atenção

Se você usar o SQL Server 2008 no Windows 7, você precisa instalar o Service Pack 1, caso contrário você pode encontrar erros de compatibilidade, como problemas de permissão e não ser possível alterar tabelas existentes.

Comentários

  1. Glayson Junio disse:

    Tenho problemas com campos auto-incremento nos meus cadastros, ao cadastrar(Post e ApplyUpdates) não me e mostrado na tela o codigo gerado no bd, dai não consigo por ex. realizar uma venda, pois presciso do codigo da venda(Chave PK) para colocar nos produtos vendidos(Chave FK). Gostaria muito migrar de ADO para DBX porem este problema me impede. Uso SqlServer 2008 + ADO hoje. Se puder me dar uma luz, ficaria muito agradecido.

  2. Ronney Nigro disse:

    Você precisa fechar e abrir o CDS.

  3. Ferlipe disse:

    Boa Tarde,
    Cara vi que você entende do negócio, trabalho com Delphi XE e banco de dados SQL Server 2005…
    O que acontece, instalei o C# onde vinha o sql server 2008 no meu not, e em seguida instalei o sql server 2005 express pois é uma versão gratuita…

    Estou tendo este problema na hora que tento conectar na base de dados… esta maldita mensagem que você citou acima… eu tenho que tirar a estancia que foi salva do sql server 2008? como faço isso? e como conect o dbexpress do XE no sql server 2005 desde já agradeço abs…!